A tasca dos talibãs de Caldelas

Gostava de saber, como se sentirão hoje ao entrar naquele espaço, os talibãs que lutaram com todos os meios contra a instalação do auditório, tendo ameaçado, insultado e denegrido quem não era do clã?
A tasca/auditório dos talibãs (*)

shapeimage_2-5


Manuel Araújo

Considero-me (ainda), um cidadão livre de pensar e agir e de acordo com o que a Lei me faculta, decidi apoiar, subscrever e comentar um abaixo-assinado surgido em Caldelas, no qual pediam às autoridades competentes, a devolução do único espaço que inicialmente estava destinado ao teatro, ao folclore, às conferências, congressos, cinema, a ensaios vários, etc, ou seja, um Auditório para fins culturais.

O referido espaço, propriedade da Junta de Freguesia, funciona, ilegalmente há mais de dois anos, isto é um facto. Não possui qualquer espécie de licença, seja ela de regulamentação, abertura ou de comercialização de bebidas alcoólicas, entre elas o vinho de produtores privados, sem qualquer controlo e também das máquinas de jogos electrónicos.

Em declarações públicas, um membro da junta de freguesia afirmou que a exploração do local foi cedida ao Grupo Coral / Comissão de Festas, mas por outro lado, fonte bem colocada do Grupo Coral, contesta e assegura que "o Grupo Coral, nada tem a ver com a tasca".


Autoridades concelhias e distritais, são, desde há algum tempo, conhecedores da situação, mas nada aconteceu até ao momento.
Será que evocaram a excepção à Lei, tal como fizeram em Barrancos com os
touros de morte?

Além das ilegalidades expostas, acresce ainda o facto, de o espaço não ter condições de segurança ou de higiene - segundo um parecer recente dos técnicos da Câmara Municipal de Amares, que chegaram à conclusão que — "
o espaço é inapropriado para auditório ou para biblioteca"...

É muito estranho, pois, alegadamente foram os mesmos serviços, que deram o parecer favorável aquando da sua construção.

Não serve para auditório ou biblioteca, dizem os técnicos. Mas servirá para serviço de tasca ?

À margem de todas as regras de bom relacionamento com os restantes condóminos, resolveram, sem dar satisfação a ninguém, abrir enormes orifícios na parede do imóvel, para o exterior, para assim expelir os fumos.

Perante a minha activa tomada de posição pública sobre esta escandalosa situação, tudo na minha vida se complicou. Vejamos;

Presumo que seja apenas coincidência, mas...

• pneus cortados,
• inscrições murais de teor intimidatório,
• envenenamento de vários cães dentro do meu próprio quintal,
• o espalhar do pão da manhã, pelo chão
• e recentemente a vandalização por lacragem, do canhão da fechadura da porta do meu escritório, impedindo-me de entrar,

É obra... e são demasiadas coincidências que já dão que pensar, por isso, apresentei queixa na GNR, contra “desconhecidos”.


Recordo, uma confidência de um amigo, que me avisou quando dei a cara pela causa, que os "Talibãs iam atacar”... e que eram "talibãs pseudo-feudais, ressabiados, que estão habituados a ser servidos e adorados” e que “não gostavam” nada de quem lhes faz sombra e lhes fala alto. Em suma, eles não gostam “que ninguém lhes obstrua o caminho”, ou lhes “ocupe as clareiras”.

Ah... disse também, algo enigmático; que as mulheres deles, “nem sempre usavam "Burkas"”... tentei procurar saber o significado da afirmação dele, mas nada mais adiantou... Não entendi e fiquei perplexo, porque as tribos tipicamente talibãs, são de outras paragens e pensei estarem definitivamente acantonadas, ou em hibernação.

Sabe-se, que alguns dos
talibãs mais jovens, conseguiram escapar tendo mesmo alguns deles sido integrados plenamente e que tinham posto de lado o fundamentalismo, que durante décadas os orientou. Pensei que com o passar do tempo esses talibãs teriam aprendido a viver em sociedade e em paz...

Tenho pensado, nas palavras de alerta desse meu amigo e agradeço ter-me avisado, mas não tenho receio, porque os “
talibãs” já não existem em Caldelas.

Os verdadeiros t
alibãs, os quais também nada aprecio, esses sim, são corajosos e dão a cara. Recorde-se, que mesmo contra a vontade de quase todo o Mundo, dinamitaram e destruíram as estátuas dos Budas Gigantes no Afeganistão .

Alguém sabe o destino e o que fizeram eles, com os
camiões de pedra, gravilha e cascalho?

Eu sei... e muita gente de Caldelas também sabe, mas não diz porque tem medo deles...

(*) caciques locais



ACTUALIZAÇÃO


Ao fim de vários anos, o bom senso e o interesse geral acabaram por vir ao de cima e sobrepor-se aos interesses particulares.

O tempo passou, e
deu razão a todos aqueles que lutaram a favor do único espaço cultural da localidade, que é claramente uma mais-valia para as Termas de Caldelas, mas uma pergunta impõe-se e fica no ar: 

  • Graphpaper_bullet_red    O que levou os (mesmos?) técnicos da Câmara Municipal a alterar o sentido do parecer prévio, que dava aquele local como -“inapropriado para auditório ou para biblioteca"?


  • Graphpaper_bullet_red    Também gostava de saber, como se sentirão hoje ao entrar naquele espaço, os [talibãs] que lutaram com todos os meios contra o auditório e à sua instalação, tendo ameaçado, insultado e denegrido quem não era do clã?

Seguramente, tanto uns como outros, não agiram as pensar no bem comum, ou então terei de concluir, que são possuidores de verdadeiros cérebros de galinha

Lamento terem demorado tantos anos a reconhecer o óbvio, mas mais vale reconhecer o erro tarde, do que nunca.